Para a construção de um projeto pedagógico focado no aluno, devemos considerar como características essenciais de um curso na modalidade EAD, o desenvolvimento da autonomia e a garantia da aprendizagem por parte de seus alunos.
Assim, podemos considerar que os cursos realizados através da educação a distância se direcionam para um processo educativo que considera o conhecimento do aluno e estimula constantemente a sua autonomia. Portanto, o aprendizado ocorre através da interação com os tutores, colegas de curso e por meio dos recursos disponíveis no ambiente de estudo, no qual o aluno vai aprendendo e contribuindo com o seu conhecimento.
Ao analisarmos os impactos causados por esses cursos, podemos destacar o trabalho desenvolvido pela tutoria. Ao tutor cabe criar estratégias e ações para proporcionar um ambiente rico de aprendizagem que faça o aluno desenvolver autonomia para seus estudos e ser constantemente estimulado a superar suas dificuldades e limitações.
A tutoria tem o papel de ser facilitador da aprendizagem, estimulando o aluno constantemente e ajudando-lhe a ser organizar durante os estudos, além de orientá-los para que esses atinjam os objetivos estabelecidos durante o curso.
Todas as ferramentas de interação de um ambiente de aprendizagem, juntamente com as estratégias de interatividade elaboradas por parte da tutoria, devem procurar valorizar as idéias do aluno, conhecer seu perfil, valorizar sua identidade e suas diferenças no grupo. Cabe também a ela estimular discussões, exposição de idéias e trocas de experiências. Assim o aluno vai construindo o seu conhecimento de forma significativa e interagindo a todo o instante.
Referente ao impacto desses cursos na avaliação da aprendizagem, vale destacar as estratégias avaliativas onde o conhecimento é construído através dos estímulos, pesquisas e questionamentos do próprio aluno.
Assim, podemos destacar que o processo avaliativo de um curso EAD é focado na aprendizagem do aluno, na análise da sua capacidade de reflexão crítica e colaborativa diante das próprias experiências e das vivências compartilhadas com colegas.
É importante também destacar os recursos disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que contribuirão para o desenvolvimento de atividades que permitirão o aluno desenvolver, durante todo esse processo, sua autonomia e seu conhecimento. Entre eles podemos relacionar: os fóruns de discussões, os chats, as wikis, blogs, enciclopédias coletivas, biblioteca virtual, material didático, vídeos, web conferências, podcasts, entre outros...
Diante das diversas possibilidades apresentadas, seja na tutoria ou nos recursos avaliativos, podemos perceber que todas elas possuem o mesmo foco: provocar no aluno a reflexão, a capacidade de interação plena para que ele construa o seu próprio conhecimento e torne-se cada vez mais autônomo.
Referências
BELONNI, Maria Luiza. Educação a Distância. 4. ed. São Paulo: Autores Associados
LEAL, Regina B. A Importância do Tutor no Processo de Aprendizagem a Distância. Revista Iberoamericana de Educación. Acesso em: 12 abr. 2010. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/947Barros.PDF
MORAN, J. M. O Que é Educação a Distância. Acesso em: 17 abr. 2010. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm

Olá Fábio,
ResponderExcluirGostei muito do seu bolg!
Parabéns!!